sexta-feira, 27 de maio de 2011

AMERICAN DEPOSITARY RECEIPT - ADR's






ADR é abreviação de AMERICAN DEPOSITARY RECEIPT que são recibos emitidos por um banco depositário norte-americano e que representam ações de um emissor estrangeiro que se encontram depositadas e sob custódia deste banco. Ou seja, são papeis emitidos e negociados no mercado de capitais dos EUA com lastro em ações de emissão de empresas não americanas – esse negócio possibilita acesso de empresas brasileiras no mercado americano.







As ADR’s negociads nos EUA apresentam três tipos de níveis:



· Nível I – Mercado de Balcão: são ADR’s emitidas com base em ações existentes e negociadas no mercado doméstico, as quais se encontram depositadas no banco custodiantes. Estes recibos são negociados no mercado de balcão. Não há captação efetiva de novos recursos pela sociedade, não determinando qualquer alteração em sua posição patrimonial. Em verdade somente o banco depositário capta novos recursos pela negociação desses ADR’s.




· Nível II – Registro em Bolsas: não há também captação de novos recursos pela companhia, somente pelo banco depositário. ADR’s de nível II são negociadas em bolsas de valores de âmbito nacional ou por meio de um sistema informatizado de cotações de preços para títulos negociados (Nasdaq). Esse nível de ADR traz novas responsabilidades à empresa emitente, sendo entendido como uma elevação de nível de papel.




· Nível III – Oferta Pública: neste nível os ADR’s são negociados em bolsas de valores ou na Nasdaq com conseqüência de uma efetiva subscrição pública, no mercado dos EUAS, de novas ações. No nível III há oferta pública de ações pela empresa emitente, existindo, portanto a captação de novos recursos.




· Regra 144-A: Estipula condições para quando o programa compreende o lançamento primário de papéis no País, mas o certificados têm lançamento privado no exterior. A Regra estabelece procedimentos para emissores cujos papéis (certificados) serão colocados, no exterior, somente junto a investidores institucionais qualificados. Em contrapartida, não é necessário o registro formal dos certificados em Bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário